Ottawa, a cidade do parlamento canadense

Minha próxima parada, saindo de Montreal (também de Via Rail), foi Ottawa, a capital canadense, localizada no estado de Ontário. Engraçado é que pouco se houve falar desta cidade. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que ela é a capital do país. Isso se deve ao fato de Ottawa ser uma cidade bem menor do que suas vizinhas Montreal e Toronto e, consequentemente, oferece bem menos opções turísticas e atrativos do que as duas. É uma cidade para ser incluída no roteiro como um adendo e não como ponto principal. No meu caso, consegui unir o útil ao agradável. Primeiro, porque eu tinha vontade de conhece-la e, como estava visitando o leste canadense, a inclui no roteiro. E segundo, consegui pegar uma passagem com pouquíssimas milhas entre Ottawa e Chicago, destino que fazia parte do meu roteiro.

Parlamento canadense

Parlamento canadense

Apesar de bem menor e pacata, Ottawa é uma cidade bonita, bem cuidada e merece uma atenção de quem vai praquelas bandas. E nem é preciso dedicar tanto tempo a ela. Em dois dias, você consegue visitar as principais atrações, que são todas próximas uma à outra, o que permite que o tour seja feito a pé.

Ottawa vista da Peace Tower

Ottawa vista da Peace Tower

Não vou negar que praticamente tudo na cidade gira em torno do parlamento canadense, o principal prédio da cidade. Belo e imponente, tem à sua frente uma torre com um relógio no topo, lembrando bastante o Big Ben londrino. E, como na capital inglesa, durante o verão, nos meses de junho e agosto, há troca da guarda diariamente. É lindo e imperdível. Todos os guardas com suas roupas vermelhas, marchando e se apresentando para a multidão que se aglomera para assisti-los.

Troca da guarda em Ottawa

Troca da guarda em Ottawa

Após a troca da guarda, visitei o interior do prédio do parlamento. Para isso, é preciso pegar o bilhete com antecedência na praça localizada logo em frente ao prédio, pois os passeios são feitos com hora marcada. O prédio do parlamento canadense é constituído pela House of Commons, Hall of Honor e o Senado Canadense. Também faz parte do conjunto a torre do relógio, chamada Peace Tower, onde se pode subir e ter uma bela vista da cidade, cortada pelo canal Rideau.

Interior do parlamento canadense

Interior do parlamento canadense

De lá, fui bater perna. Passei pelo belíssimo hotel Fairmont Chateau Laurier, que mais se parece um castelo.

Hotel Fairmont Chateau Laurier

Hotel Fairmont Chateau Laurier

Ele fica ao lado do canal Rideau, curso artificial de águas, aberto para navegação por meio de eclusas. Quando cheguei à varanda lateral do hotel, havia alguns barcos atravessando o canal e fiquei observando o funcionamento das eclusas (manuais!!!), que vão acumulando água até nivelar e permitir a navegação. Uma boa dose de paciência é exigida por quem estiver nas embarcações, porém, é bastante curioso e, com boas companhias, deve até ser divertido atravessar o canal.

Eclusas no canal Rideau

Eclusas no canal Rideau

Caminhei pelo parque localizado aos fundos do Chateau Laurier, o Major’s Hill Park, de onde se tem uma bela vista do parlamento e do rio Ottawa. Depois fui até a basílica de Notre Dame, a qual merece a visita pela beleza de seu interior, com vibrantes tons azulados no teto.

Parlamento e rio Ottawa vistos do Major's Hill Park

Parlamento e rio Ottawa vistos do Major’s Hill Park

Peguei a Sussex Drive, uma importante rua da cidade, com belas lojas de roupas e artigos de decoração. Os prédios são todos antigos e de tijolos expostos, com floreiras nas calçadas. Logo ali atrás, está outra das principais atrações da cidade, o ByWard Market, o mais antigo mercado de produtos típicos canadenses do país.

Bay Ward Market

ByWard Market

Na região, banquinhas de orgânicos, produtos feitos com mapple syrup, lojinhas de petiscos, bagels, comida japonesa e uma infinidade de restaurantes. Visitei a famosa e lotada Le Moulin de Provence Bakery, onde até Obama já provou os doces e cookies. Claro que resolvi provar também. Caso contrário, me arrependeria. E não me arrependi nem mesmo de enfiar o pé na jaca, pois é uma delícia!

Le Moulin de Provence Bakery

Le Moulin de Provence Bakery

Mais tarde almocei no restaurante The Grand, onde comi um delicioso sanduíche de parma com salada, acompanhado de uma Molson Canadian bem gelada! A região é uma delícia para almoçar, fazer compras e andar sem rumo. Fica sempre movimentada com pessoas de todas as idades.

Pausa para a Molson Canadian

Pausa para a Molson Canadian

Depois fui até a loja de departamento La Baie / The Bay ver as novidades. A loja é enorme e se junta a um shopping, o Rideau Centre. Para quem está com lugar extra nas bagagens, é uma boa opção para compras, pois os preços são bem convidativos. Na sequência, caminhei um pouco pela Wellington Street, a rua do parlamento e retornei ao hotel desbravando o centro de Ottawa.

Centro de Ottawa

Centro de Ottawa

Mas foi à noite que tive a grande surpresa da minha visita à capital canadense. Saí do hotel com blusa de frio, pois o vento já estava mostrando seu poder, com uns petiscos na bolsa e segui rumo ao parlamento para assistir ao Mosaika.

Mosaika emociona os espectadores

Mosaika emociona os espectadores

Trata-se de um grande espetáculo de sons e luzes projetadas no prédio do parlamento, que contam a história do Canadá, desde a vida nos campos até a expansão das culturas. A apresentação tem narração em francês e em inglês e acontece nas noites de verão, entre julho e setembro.

Luzes do Mosaika

Luzes do Mosaika

Foi uma excelente maneira de encerrar minha rápida passagem por Ottawa, levando comigo o gostinho de quero mais e a alegria de ter conhecido melhor aquele maravilhoso país! Ainda bem que eu ainda voltaria ao Canadá nesta mesma viagem!

Vejam no link abaixo um pouquinho do Mosaika!

https://www.youtube.com/watch?v=ST__Jciq-zU&feature=youtu.be

Anúncios

Um pensamento sobre “Ottawa, a cidade do parlamento canadense

  1. Pingback: A grande e cosmopolita Chicago |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s